segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Como tratar filhotes no bico?

Olá pessoal.

Para quem não acompanha a página no Facebook Periquito Australiano e Cia, a minha pequena Kelsey morreu devido o ovo preso. :( Então, consequentemente não houve ovos e filhotes.
Eu estava cuidando de um filhote de maritaca, e quis gravar um pequeno vídeo para vocês de como tratar os filhotes no bico, já que eu havia prometido.

O tempo que você deve tirar o filhote do ninho varia muito, pois cada espécie tem o seu tempo de crescimento.
Calopsita demora uns dois meses para sair do ninho sozinha, então com 21 dias de vida você pode tirá-la do ninho para tratar no bico. Agapornis é a mesma coisa.
Periquito australiano demora um mês e pouco para sair do ninho sozinho, então com uns 15 dias você pode tirá-lo do ninho para tratar no bico.
Aves de porte maior demoram mais tempo para sair do ninho, como é o caso da maritaca. Então consequentemente ela ficará comendo papinha por mais tempo, caso o filhote tenha menos de um mês de vida.

  • Como tratar de filhotes no bico?
Primeiramente você precisa ter em mãos uma seringa com trava de segurança ou uma convencional caso já esteja adaptado com a mesma. Algumas pessoas optam em oferecer a papinha na colher pequenina, e não há problemas em relação a isso, o filhote comerá do mesmo jeito.

  • Como preparar a papinha?
Aqueça no microondas meio copo de água filtrada. No pote de papinha explica a quantidade adequada de água a ser adicionada na mesma.
Geralmente é uma colher de papinha para três de água. (Colher pequenina, aquela de bebês).
A papinha deve homogênea, nem tão mole e nem tão pastosa.

  • Onde deixar o filhote nesse período?
Você pode deixá-lo em uma caixa que o deixe confortável, furada ou caixa de transporte, aquela de transportar hamster. Há pessoas que forram com papel toalha, mas eu acho que deixa a caixa muito úmida, então optei por forrar com maravalha. Além de absorver a umidade, deixa os filhotes mais aquecidos.

  • Quando devo colocar os filhotes na gaiola?

Você deve colocar os filhotes na gaiola, quando os mesmos estiverem com as costas encoberta de penas. Deixe o pode de água e comida no fundo da gaiola e, poleiros mais baixos, para eles terem mais acesso ao ambiente.

  • Qual a quantidade exata de papinha?
Isso é relativo! Não há como eu dizer... 6ml, 8ml, 12ml? Depende do tamanho do filhote e da espécie. A maneira mais fácil de saber se a quantidade é suficiente ou não, é apalpando o papo. O papo não pode estar nem mole e nem duro. Deve estar cheio, de modo que ao apalpar não esteja rígido.

  • Devo oferecer a papinha de quantas em quantas horas?
Geralmente é de 4 em 4 horas. Deve verificar se o papo está cheio ou não. Para oferecer a próxima papinha, o papo tem de estar vazio, pois se oferecer a papinha com o papo cheio ou parcialmente cheio, a mesma pode estragar no papo. Apalpar o papo é a melhor opção!

Espero ter esclarecido algumas dúvidas e caso eu não tenha, deixem nos comentários. :)
Eu fiz um pequeno vídeo para vocês e por mais que seja simples, talvez os ajude. Espero que gostem.



Beijos e bicadinhas. Grazie mille.


Nenhum comentário:

Postar um comentário