domingo, 31 de agosto de 2014

Atualização Lacey 2

Olá, pessoal!!

Como sabem, minha Lacey (periquito) havia botado seis ovinhos, porém nenhum estava galado.
Como não estavam galados, eu esperei uns três dias para retirar o ninho para dar um descanso à minha fêmea devido a sua idade. Periquito fêmea com quatro anos já é considerada "velha" para botar.
E agora, depois de dois dias que coloquei o ninho, ela botou um ovinho!!
Ela e meu Koda copulam sempre e andei pesquisando sobre reprodução e quando o ovo não vinga (gala) existem diversos fatores:
  • Pais novos ( antes de um ano de idade);
  • Diferença grande da idade do casal ( é o meu caso);
  • Falta de vitaminas, em especial vitamina E;
  • Problema reprodutor de um ou ambos;
  • Não copulam direito, entre outros.
Espero ansiosa que desta vez de certo, pois se não vingar terei que aposentar minha Lacey e sinceramente deixarei meu Koda com ela, pois eles se dão super bem. Não penso em trocar o casal.

Por que tirei o ninho com os ovos não galados depois de três dias?
Eu fiz a ovoscopia (nos cinco primeiros ovos) para ver se estavam galados e não estavam. Como não nasceria nenhum filhote, se eu deixasse os ovos, minha Lacey iria chocar por toda eternidade e iria se desgastar a toa. Sabemos que as fêmeas acabam não comendo direito, mesmo com o macho ajudando e quase não saem do ninho.
Periquito fêmea bota de dois em dois dias, então esperei três dias depois que o último havia sido botado para retirar o ninho. Lembrando que a ovoscopia deve ser feita após seis dias que o ovo foi botado. Eu sabia que não estavam galados!! Eles não copularam muito, o Koda estava meio inexperiente.

Nesta segunda tentativa eles estão copulando mais. Antes ela comia sementes e agora está com uma dieta balanceada que é ração e farinhada que contém mais vitaminas.
Comprei pedrinhas de cálcio, pois na época de reprodução a fêmea perde muito cálcio e devido a isto ela pode acabar comendo os ovos.
Ela sempre chocou os ovos direitinho, é uma mamãe excelente!!
Meu Koda, apesar de ser meio desastrado, trata minha Lacey no bico muito bem e faz longos carinhos. Não sei se lembram, mas a Lacey matou seu antigo macho.

Segue abaixo uma foto do ovinho da minha Lacey. *-*



 Beijos e Bicadinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário