sábado, 30 de agosto de 2014

Como amansar Agapornis

Olá, pessoal.

Hoje vim falar de um assunto no qual muitas pessoas tem curiosidade ou até mesmo dificuldade.
Como viram no post "Como amansar Periquito Australiano", deu para perceber que eu não consegui "amansar" minha Sayuri com o mesmo processo dos periquitos.
Depois de muito pesquisar, resolvi pedir ajuda para o pessoal do grupo Agapornis&Cia do Facebook e me deram ótimas dicas.
Em apenas dois dias do processo de amansamento, já consigo ver muita evolução da parte da minha linda Sayuri e quero descrever logo abaixo como estou fazendo para que minha agapornis deixe de ser assustada.
Como havia falado em outro post, minha agapornis foi tratada no bico, porém ficou mega assustada e o motivo suponho que seja por falta de atenção. Eu sei, foi erro meu!!

Ela tem uma dieta balanceada e por este motivo não dou sementes. O jeito foi conquista-la pelo estômago. Não deixei ela horas sem comer como alguns blogs sugerem, pois eu considero uma judiação deixar seu pequeno passando fome!! Então, eu ofereci girassol, uma semente rica em gordura e que não pode dar sempre. Ela ficou maluca, ela ama girassol!!
Fui dando o petisco por fora da gaiola para ganhar sua confiança, e aos poucos, colocando minha mão com sementes dentro da gaiola. Ela hesitou por um instante, mas sabia que ali havia o que ela amava e foi se aproximando aos poucos.
Já perto da minha mão, consegui fazer leves carinhos e ela já estava bem a vontade. Não se importou nem um pouco com a minha "invasão na sua casa".
No segundo dia percebi que ela ficava bem curiosa quando eu mexia em algum dos seus brinquedos. E ao fazer barulho com um deles, ela veio como uma abelha para brincar. Ela brincou de pega-pega com a minha mão dentro da gaiola, foi bem engraçado. Ela me dava algumas bicadas bem de leve. E agora, já não pode ver minha mão que se aproxima para brincar e sai sozinha da sua gaiola.
Em apenas dois dias ela aprendeu muito, então eu digo, nunca desista do seu pequeno!!

Isto pode variar de agapornis para agapornis, como eu disse, ela não é arisca, só está assustada.
Resumindo, deixarei algumas dicas abaixo:
  • Tenha paciência;
  • Entenda o que seu agapornis quer;
  • Não force-o a nada;
  • Ofereça o que ele gosta. Conquiste-o aos poucos;
  • Não faça movimentos bruscos.
Comece oferecendo um petisco por fora da gaiola, depois com muito cuidado coloque sua mão com petiscos dentro da gaiola. Deixe seu agapornis chegar perto sem querer força-lo a comer.
Converse com ele, faça elogios, diga o nome dele.
Isto pode levar meses para dar certo, então não desista, você consegue!!
Depois disto, tente fazer com que ela saia da gaiola... Tente fazer carinho.

Cada agapornis tem sua personalidade, então não fique triste se o seu não gostar de carinho. É normal, tem alguns que não gostam mesmo.
É mais fácil amansar com seu pequeno na gaiola, pois viveiro é muito espaçoso e ele com certeza voará por todos os lados. E o principal, corte as asas antes de tudo para evitar fugas. Boa sorte!!




 Beijos e Bicadinhas!!

13 comentários:

  1. Legal,
    Acho que o meu não gosta de carinho rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho aves mansas que não gostam de carinho. É da personalidade mesmo. Obrigada por acompanhar o blog. Se tiver alguma dica de post, ficarei feliz em saber. *-*

      Excluir
  2. João Pedro Scandinari.15 de setembro de 2014 às 17:21

    Adorei!!
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada João Pedro. Meu pequeno grande amigo. Não deixe de nos acompanhar.

      Beijos e Bicadinhas.

      Excluir
  3. Adorei as dicas!!! Vou aderir!! Há e acho que meu pequeno não gosta de carinhos tarde!! Muito obrigada pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!!! Vou aderir!! Há e acho que meu pequeno não gosta de carinhos tarde!! Muito obrigada pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
  5. Oii Gracielle, vi sua mensagem somente agora. Me desculpe! Boa sorte com seu pequeno e vá nos falando se conseguiu. Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  6. Oii, tenho um agapornis há 7 meses e até o momento não consegui amansá-la. Ela fica o tempo todo solta e sozinha em casa. Só tenho contato qdo chego em casa. Você acha que devo coloca-la na gaiola? Acho uma judiação deixá-la presa. Ela está muito arisca, antes comia na mão e ultimamente não esta acontecendo.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que seu agapornis está infeliz com a falta de companhia. Além disso, ele pode ficar em risco quando solto sem ninguém vendo.

      Excluir