sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Corte de asas

Olá,  pessoal!

Hoje vou falar sobre um assunto que muitas pessoas tem dúvida e não sabem: a maneira correta para cortas as asas de suas aves.
Deixarei aqui a minha opinião.

Muitos criadores não gostam de cortar as asas de suas aves por diversos fatores, alguns desses são:

  • A ave nasceu com asas e devido a isso tem que voar;
  • Não se deve cortar as asas, pois faz parte da liberdade da ave;
  • Dependendo do corte pode machucar;
  • Tira a beleza da ave.
Entre outros motivos, dos quais não me lembro.
Estou aqui para dizer o porquê sou a favor do corte:

  • Evitar fugas;
  • Deixar a ave mansa.

Existem diversos fatores e quero defende-los...
Ave criada em cativeiro não saberia viver na mata caso fugisse. Não saberia procurar alimentos, água, abrigo e provavelmente seria pega por predadores.
Para se ter uma ave mansa, precisamos faze-la com que ela confie literalmente em nós, deixando a mesma ver que somos sua locomoção e porto seguro.

Apesar de eu cortar as asas das minhas aves, acho lindo vê-las voando, então, se não  quiser cortar as asas das suas, certifique-se de que janelas e portas estão fechadas para não correr o risco de perder sua ave.

Aprendi o corte ideal pela internet mesmo, onde veterinários explicaram qual é o corte adequado.

  • Por que cortar as duas asas?
Quando cortamos somente uma asa, a ave fica sem o equilíbrio na hora do pouso. Ela mira em determinado lugar e voa para outro, podendo chocar-se contra a parede e, provavelmente, se machucar ou morrer.
  • Cortar as asas da ave doí?
Não, não doí. Mas temos que usar a tesoura correta para o corte. E claro, cortar corretamente.

  • Demora para crescer as penas novamente?
Se o corte for correto, não demora. O tempo dura em torno de dois a três meses. ( Exemplo das minhas aves).

  • Quantas penas devo cortar?
Geralmente é de sete a dez penas. 

  • Qual é a tesoura ideal para o corte de penas?
A tesoura ideal é a de costura e não pode ser cega.

OBS: Peça para um adulto cortar para você caso seja criança.

Segue abaixo algumas fotos:
  




Visualizando as penas à serem cortadas

Maneira correta para segurar a ave

Corte das penas ideal

Corte prático e seguro


Corte feito

Tesoura de costura


Corte de asas adequado




Sempre fiz este corte e nunca machuquei as minhas aves. Eles conseguem dar voos baixos e não se machucam em paredes ou batem o papo no chão.
Caso não tenha gostado do corte, não precisa fazer em sua ave.

Abaixo segue fotos de cortes errados/inadequados:




Eu fiquei horrorizada com tamanha crueldade!! Espero que essa pessoa tenha aprendido o corte adequado ou levado a um veterinário. Não deixarei aqui o link do blog, pois não quero expor a pessoa. Obrigada pela compreensão. 


Beijos e Bicadinhas.





4 comentários:

  1. Amo meus periquitos australianos...
    Jade e Blue, mais ou menos 1 mês atrás o Blue se foi...
    Não sei o motivo mas, chorei muito! Agora tenho o Kito, o novo membro da família!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa acho eles tão lindos!!! Não tenho preconceito com quem gosta de ter alguns em casa, mas acho bem mais lindo deixar todos livres para voar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pássaros são tudo de bom. ❤️
      Gosto de vê-los soltos também, então, em hipótese alguma, eu não pego aves da natureza!! As minhas, geralmente, são adotadas. Ou seja, as pessoas me dão por vários motivos...

      Excluir
    2. Aves que vivem em cativeiro, não podem viver na natureza, a maioria não sobreviveria. Por isso o motivo de viver em cativeiro. Sendo bem tratadas e soltas dentro de casa durante o dia, está ótimo. Serão felizes.

      Excluir